quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Reflexão: Somos Chamados a ser reflexo do Bom Pastor

Na liturgia de hoje o Senhor vem reclamar com seus servos,
Ex 34,5 "As ovelhas dispersaram-se por falta de pastor", essa frase chama a nossa atenção, todos n´pos que estamos a frente de algum serviço para Deus, muitas vezes só pensamos em nós mesmos e em nossos interesses pessoais e vaidades, em nosso comodismo aos custos da obra de Deus, muitos são chamados mas não respondem, outros respondem mas por seus próprios interesses, eis então o recado do senhor na Primeira Leitura de Exequiél :"


"10Assim diz o Senhor Deus: Aqui estou para enfrentar os pastores e reclamar deles as minhas ovelhas. Vou tirar-lhes o ofício de pastor, e eles não mais poderão apascentar-se a si mesmos.
Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas."

Ele nos dá uma missão,  pela qual devemos ser generosos e cuidados, esquecendo-nos de nós mesmos para servi-lo em  obra, mas se não respondemos ou se cuidamos mal de sua obra, ele nos tira da missão e chama outros, precisamos ter cuidado com as ovelhas porque elas pertencem ao senhor, mesmo aquelas que dão muito trabalho, aquelas mais rudes, precisamos cuidar com carinho e generosidade, não por elas, mas pelo senhor e pelo que ele nos confiou, às vezes somos coordeadores e não somos capazes de tolerar os erros dos outros, somos grossos, expulsamos, afastamos os outros, ainda que esses pareçam merecer, ainda que seja por excesso de zelo, Deus também se preocupa especialmente com aqueles que estão sobe o nosso cuidado mais estão perdidos na caminhada ainda.

No Salmo nós cantamos"Te és senhor o meu pastor" Ele encontra a ovelha perdida e seu amor e paciência para com elas se converte em luz para um caminho escuro e perdido, assim como Ele e inspirados nele devemos ser bons pastores, amáveis, pacientes e zelosos.

No Evangelho o senhor não fala de ovelhas e pastores, mas fala dos trabalhadores de sua vinha, isso significa que a mensagem não é sobre ovelha perdida, a mensagem é sobre o servo que o senhor chama, na primeira leitura os pastores eram servos maus, no evangelho os agricultores estavam com ciúme dos seus companheiros porque o senhor foi gentil e generoso, e até misericordioso, com os trabalhadores da ultima hora, porque ganharam o mesmo salário dos primeiros, não pensemos nós que porque estamos todos os dias na igreja, porque somos engajados, somos melhores que os outros, Ele se preocupa com todos, e todos os que o servem receberão o mesmo pagamento (A Vida Eterna), mesmo aquele que não é tão eficaz quando você na missão, ele tem o mesmo carinho do senhor, e deve ser amado e respeitado por nós, do contrário o senhor nos tirará do nosso posto, e assim a missão que serviria para minha salvação, pode ser a minha condenação, se eu for rude, grosso, exigente ou preguiçoso. Eu preciso ser paciente, zeloso, generoso com todas as ovelhas que o senhor me confiou, do contrário, não adianta um serviço prático bom, porque ele perde o sentido que na verdade é cuidar do rebanho, se eu faço bem o serviço mas maltrato o rebanho, eu sou um servo mau. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário