quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Advento: Ele Voltará, Estejamos Prontos!

A Letra da música de Alceu Valença é riquíssima, serve de metáfora para muitas coisas.
Para nós Cristãos esse refrão resume o advento inteiro, como a esterela de Belém foi um sinal, hoje o testemunhos dos cristãos deve ser um sinal de luz no mundo de escuridão.

As leituras desse Primeiro domingo de advento celebram Isaias profetizando o grande acontecimento da visita de Deus entre os homens.

No Evangelho Jesus nos pede vigilância para que um dia quando Ele voltar nós possamos estar prontos para seguí-lo.

Advento têm muitas metáforas, a primeira fala sobre a vinda do Messias, onde o Próprio Deus estaría com seu povo, ele se referia a Jesus, ao nascimento de Cristo, ao mesmo tempo se reveria a sua volta escatológica, final, os judeus não foram capazes de reconhecer em Jesus a pessoa de Deus, e ainda esperam por uma vinda definitiva, quando na verdade Ele esteve entre nós mas não o reconhecemos.

A Segunda fase do Advento fala sobre a vinda de Jesus em nossos corações, de repente Ele pode querendo chegar a nós mas não estamos prontos.

A Terceira finalmente fala da vinda final, aquele que aceitou Deus em Jesus, e acreditou nisso, e depois o permitiu entrar em seu coração e vive conforme essa fé, um dia O encontrará definitivamente e plenamente, e viverá com Ele numa vida eterna, Ele voltará e virá buscar os seus, assim como também devolverá a vida aos que estiverem mortos, e estes ressucitarão, para uma vida que não terminará...

Cada pregador poderá aproveitar as leituras e os evangelhos e enrriquecer sua pregação com meditação pessoal, guiando a homilia para qualquer uma destas três partes do advento, ambas se completam, e falar de uma é ao mesmo tempo falar das outras, quem aceita Jesus no seu coração, também se prepara para a vida eterna ao mesmo tempo que acredita na primeira vinda, quem se prepara para a ultima vinda aceita a primeira e logo aceita no coração, e quem acredita na encarnação do Verbo também O aceita no coração e consequentemente se prepara para sua vinda definitiva...

É um lindo mistério o que a liturgia nos revela, em resumo nesse primeiro Domingo o Senhor Jesus nos pede que possamos estar prontos para sua volta, pois não sabemos o dia nem a hora, não importa se Ele voltará ou nos chamará para sí antes de voltar, o que importa é que possamos estar prontos, porque mesmo na morte caminharemos para o seu encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário