sexta-feira, 27 de novembro de 2015

1º Domingo do Advento: A Promessa

Procurei uma frase que pudesse ressaltar, mas diante de um evangelho tão interessante não pude omitir qualquer parte!

A Promessa!
Lucas 21, 25-36


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.
27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.
Todos sabemos que Advento é um tempo de espera, mas espera de que? Da Vinda de Cristo!
A Vinda de Cristo tem três dimensões: 
1ª Histórica
2ª Pessoal
3ª Literal
1ª A Vinda histórica de Cristo foi a promessa feita ao povo de Israel de que Deus libertaria de toda escravidão. Na época eles estavam saindo da escravidão da babilônia, porém fracos e destruídos e sujeitos a serem escravizados por outros povos. De fato, pouco tempo depois, eles foram escravizados pelos romanos, que cobravam impostos altíssimos. E Esperavam pela promessa do profeta, de que viria um Cristo (Ungido de Deus), seu nome seria Deus no meio de nós (Emanuel), ele, assim como Moisés, Libertaria o povo da escravidão com prodígios grandiosos. Era isso que eles esperavam, e assim, esse seria um novo DAVI, um novo Rei. Porém Jesus veio fazer outro tipo de libertação que Moisés não conseguiu: A Libertação interior do coração do homem preso pelo pecado. Mesmo libertos, no deserto, o povo murmurava contra Deus, era ganancioso e etc, era essa a libertação que Jesus veio trazer. Porém, não há como negar que um dia existiu um homem em Israel, que morreu, ressuscitou e fez muitos milagres, essa foi a vinda histórica de Jesus.
2ª Mas a palavra diz "Veio para os seus, mas os seus não o receberam", quantas pessoas o viram sem aceitá-lo, e quantos de nós ainda hoje não nos deixamos guiar pelos seus ensinamentos? É preciso deixar que Jesus venha nascer em nosso coração, porém ele prefere lugares humildes, se o nosso coração não for simples como uma manjedoura de palha, Ele não se agradará.
3ª Por fim, um dia Ele retornará, triunfante das nuvens, o véu do céu se rasgará, e chamará diante da sua presença vivos e mortos e os julgará, aqueles nos quais ele encontrar, fé, obediência e humildade, aqueles que tiverem lutado com lealdade, estes serão chamados seus amigos e herdarão o reino onde não haverá mais morte, o paraíso sonhado por Deus para Adão. Mas Precisamos ficar atentos. Como anda a nossa fé?


Nenhum comentário:

Postar um comentário