quinta-feira, 2 de abril de 2015

Instituição do Sacerdócio



" Se no teu caminho,encontrares diante de ti, um anjo e um sacerdote, cumprimenta primeiro o sacerdote, pois o anjo é um mensageiro de Deus, mas o sacerdote é prefiguração do próprio Deus" 
S. Francisco de Assis 

Hoje a Igreja celebra a instituição de dois grandes sacramentos, cada sacramento não é inventado pela Igreja, mas foi uma ordem deixada à nós pelo próprio Jesus. 

"Fazei Isto em Memória de Mim", naquela hora Ele deixou a ordem aos discípulos de repetirem aquele ritual sempre que se reunissem em oração, naquela hora, Jesus criava a missa e o sacerdócio ministerial. Não foi a multidão de cinco mil pessoas que Ele deu esta ordem, mas aos seus 12 escolhidos. "Quem vos ouve, a mim ouve, quem vos rejeita, a mim rejeita" Não apenas está ordem fora dada, mas também "Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", anunciar, batizar, celebrar, instituir sacerdócio, perdoar pecados ( Aqueles a quem vós perdoardes, serão perdoados, aqueles a quem vós não perdoardes, não serão perdoados), "O que Deus uniu o homem não separe","Tudo que tu ligares na terra, será ligado no céu".

Todas essas Palavras de Jesus, foram ordens para que praticássemos os sacramentos,  no entanto, sem o sacerdote, não haveria nenhum desses sacramentos, por isso é prefigura o Cristo, ele o representa, por isso as vestes bem adornadas do padre, simbolizando a realeza de quem ele é ministro. 

Hoje o mundo costuma olhar o sacerdote como algo ultrapassado, por conta do celibato, mas ninguém o obriga a viver o celibato, ele vai por livre vontade, para poder se oferecer somente a Deus sem reservas, à exemplo do Cristo o qual ele é figura, não apenas na glória do altar, mas na oferta total da própria vida em sacrifício pelo bem dos outros, é o santo sacrifício dos padres, parecido com o de Cristo na Cruz. 

Homens que deixam suas famílias, amigos, terra, deixam as alegrias do matrimônio e dos filhos, para abraçar a paternidade espiritual. (Pedro, se amas, Apascenta meu rebanho)...

Homens que vivem a solidão do pastor, sem muitos amigos que possam entender as suas limitações e pecados. 

Costumamos olhar o Padre à partir de seus defeitos, mas quais defeitos ou pecados que possa cometer podem se comparar com a graça de dar ao mundo o sacrificio eucaristico? quais defeitos podem se comparar a graça de absolver um pecador de seus pecados? Nenhum! 

A Alegria de estar com Jesus Eucarístico é maior que qualquer outra coisa, e isso só os padres podem nos oferecer, por mais pecadores que sejam, deixemos os seus pecados confiados a misericórdia de Jesus, e rezemos pelos nossos padres, para que sejam fortes e nos sustentem espiritualmente, se um deles cai, o estrago é feio na igreja inteira. 

É o Senhor quem escolhe os seus sacerdotes, assim como escolheu os 12, e não eram os 12 mais inteligentes, nem os mais fiéis, e nem os mais santos, eram apenas os 12 que Ele escolheu. o Seu padre foi escolhido e enviado por Deus, aceite, ame, e obedeça, colabore com ele, abandone seus próprios projetos para fortalecer a unidade da Igreja.

No dia de hoje, vemos que ser um padre e ser autoridade é sinônimo de serviço, quem mais possui autoridade, mais deve servir, o mais completo e mais emocionante exemplo, foi o próprio Deus se curvar diante de um pecador e levar os seus pés, como servo. 

Ser padre, é esquecer de si e servir os outro, é ser o abraço do pai, do pastor para proteger o rebanho. 

E Por fim, finalizo este artigo, falando da santa eucaristia, "Isto É o meu corpo", não isto representa, mas isto E. 

Ser católico comporta crer na presença real de Jesus na Eucaristia,  onde a aparência não muda, mas substância sim, tem gosto de pão, mas é o corpo de Cristo. Assim nos ensina a nossa fé"

Eu poderia escrever muito sobre a eucaristia, citar grandes milagres eucarísticos, mostrar vídeos e fotos, mas aquele que crê não precisa de provas!

Em nome da Pastoral da comunicação da paróquia são Francisco de Assis, assim como em nome de toda a paróquia, queremos agradecer a Deus pelo nosso padre, Erivan Nuto, nós o amamos com seus defeitos e virtudes, compreendemos que é um homem com suas fragilidades, mas reconhecemos o zê-lo e o carinho que tens para com a Igreja do Senhor. Que Deus derrame perseverança como a dos mártires, teimosia como a dos santos, sabedoria como a dos profetas, e que possamos estar juntos na missão mesmo na distância,pois sabemos que o senhor não pertence a paróquia, mas Igreja do mundo inteiro. Feliz dia do Sacerdote ministerial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário